Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito é marcado com blitz educativa da SMTT Aracaju

Transporte e Trânsito
14/11/2023 12h50

Com uma blitz educativa e a encenação do grupo de teatro Cones, da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET) da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, o órgão chamou a atenção de quem trafegava na manhã desta terça-feira, 14, na avenida Tancredo Neves. A ação marcou o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, que acontece no terceiro domingo de novembro.

O objetivo da data, além de homenagear as pessoas que foram à óbito por sinistros de trânsito no mundo, é um momento de reflexão e de conscientização sobre a necessidade e importância de mudanças de comportamento no trânsito para reduzir os índices de sinistros e salvaguardar vidas.

Em Aracaju, este ano, de acordo com dados parciais da SMTT, foram registrados 46 óbitos em decorrência de sinistros de trânsito. Destes, 20 são condutores de moto e três passageiros.

A atividade da superintendência teve como foco os motociclistas, categoria que mais se envolve em sinistros em todo o país.

“Estamos sempre promovendo campanhas para conscientizar e sensibilizar os condutores principalmente, os motociclistas, já que eles são os que mais se envolvem em sinistros. É preciso haver uma mudança de comportamento de todos que fazem parte do trânsito, com mais prudência e responsabilidade, lembrando sempre que o respeito às leis e sinalizações evitam sinistros e salvam vidas. Por isso, além de nesta data homenagearmos as vítimas do trânsito, chamamos a atenção da sociedade e reforçamos a importância de um comportamento mais seguro no trânsito”, ressalta o agente de trânsito e integrante da CET, da SMTT, Reinato Santos.

Educação x trânsito

Durante a blitz, além de apresentar cartazes com mensagens de conscientização, as equipes distribuíram para os condutores panfletos educativos e laços que simbolizam a paz no trânsito.


O supervisor de edifícios, Douglas Novaes, que é motociclista, foi um dos abordados na blitz. “Ações como essa são importantes para reforçar para nós, motociclistas, a importância do respeito às leis e sinalizações de trânsito. Um minuto de desatenção no trânsito pode ser fatal”, declara.

A blitz educativa contou com a participação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Sest/Senat e da Companhia de Policiamento de Trânsito de Sergipe (CPTran).

Próximas ações

Continuando as atividades em alusão ao “Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito”, a SMTT realizará na quinta-feira, 16, às 7h, uma ação educativa na avenida José Carlos Silva. Já na sexta-feira, 17, a atividade será na avenida Ivo do Prado, às 7h.